Dicionário Radiológico

Dicionário Radiológico

Você sabe o que é bucky? Ou qual a indicação de se fazer uma densitometria óssea? A radiologia, assim como diversas áreas da medicina, é cheia de termos técnicos e muitas vezes desconhecidos dos pacientes. Para facilitar a compreensão do jargão médico para o cidadão comum, compilamos alguns dos termos mais usados.

Nosso dicionário está em constante evolução e sua utilização não substitui a visita ao médico.

 

A
Abscesso – Infecção localizada, com acúmulo de pus e envolta por tecido inflamado.

Angiografia – Estudo radiográfico dos vasos (artérias, veias, linfáticos) pela injeção de meio de contraste;

Arteriografia cerebral – Radiografia do crânio, obtida após injeção de meio contraste nas artérias cerebrais.

B
Bário – Substância à base de sulfato de bário, que misturada a água, funciona como contraste radiológico;

Biombo – Equipamento de proteção radiológica, sua composição pode ser de chumbo, liga metálica ou concreto.

Blindagem – Proteção contra radiação.

Bucky – Parte do aparelho de Raios-X em que se coloca a bandeja com o chassi para confecção da radiografia.

 

C
Cintilografia – Processo em que a substância radioativa fica concentrada em determinado órgão a ser analisado por aparelho especial, o cintilógrafo.

Contraste ou meio de contraste – Substância utilizada em radiologia, com a finalidade de aumentar a definição dos órgãos estudados e melhorar a precisão do exame. Ex: contraste iodado, bário, gadolínio;

 

D

Densitometria Óssea – Exame que utiliza raios X para avaliar a quantidade de cálcio nos ossos. Indicado para suspeita de osteoporose.

Diagnóstico por Imagem – Também conhecida por radiologia, utiliza-se dos exames de radiografia convencional, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, densitometria óssea e outros para realização de imagens que permitem o diagnóstico.

DICOM – Padrão de regras que permite a troca de informações médicas e imagens associadas sejam trocadas entre equipamentos de diagnóstico geradores de imagens, computadores e hospitais.

 

E

Écran – Tela fluorescente constituída com terras raras, responsável por transformar os Raios X em luz visível.

Enema Opaco – Exame radiológico através do reto, para estudo de todo o intestino grosso, utilizando-se o bário como meio de contraste;

Esofagografia – Exame radiológico do esôfago, utiliza o bário como contraste.

Estativa – Parte do aparelho de Raios-X que sustenta o bucky e a gaveta porta-chassi para exames ortostáticos. Serve para radiografar o paciente sentado ou em pé.

Exposição – Quantidade de radiação no ambiente à qual as pessoas estão submetidas. Quando é referente às práticas de trabalho é chamada de exposição ocupacional.

 

Falso-Negativo – Resultado de exame radiológico que não permite o diagnóstico, porém o paciente possui alguma enfermidade. O contrário, quando o exame mostra alguma doença inexistente é chamado falso-positivo.

Filme radiológico – Material onde são impressas as imagens obtidas nos exames;

Fixador – Substância utilizada no processo de revelação de filmes radiológicos responsável pela fixação dos haletos de prata.

Flebografia – Radiografia de veias por meio de injeção de contraste.

 

G

Gadolínio – Contraste utilizado em Ressonância Magnética;

Gantry – Estrutura em forma de anel que contém os detectores, tubos de raios X e todos os componentes eletrônicos relacionados à aquisição das imagens de tomografia.

 

H

Hemodinâmica – Área da radiologia que produz imagens do sistema circulatório em tempo real.

Histerossalpingografia – Exame radiológico do útero e trompas, realizado em posição ginecológica, mediante a introdução de um cateter no colo uterino e a injeção de contraste iodado. Deve ser realizado por médico radiologista.

 

I

Iodo – Elemento radioativo utilizado em terapia (I131) ou diagnóstico (I123).

Iodoterapia – Tratamento para disfunções tireoidianas que usa o iodo 131. É realizada pela administração do iodo radioativo via oral buscando exterminar células tumorais.

 

L

Laudo ou relatório – Descrição escrita, ordenada e minuciosa de tudo o que foi observado durante a realização do exame. Podem ser relatadas quaisquer observações, orientações e conclusões.

 

M

Mamografia – Técnica que emprega o uso de Raios X para realizar imagens da mama.

Multislice – Técnica de obtenção de imagens de tomografia computadorizada que adquire vários cortes em uma única exposição.

 

N

Nefrologia – Exame radiográfico dos rins.

Negatoscópio – Equipamento utilizado para visualização das radiografias, composto por uma caixa com lâmpadas fluorescentes e uma tela opaca.

 

O

Óculos Plumbíferos – EPI, Equipamento de Proteção Individual, que possui lentes com vidros especiais utilizado para radioproteção.

Ortostática – Posicionamento do paciente, no sentido vertical, de pé  ou sentado, de acordo com a região a ser diagnosticada.

 

P

Pielografia – Exame radiológico do ureter e da pelve renal.

Protocolo – Sequência de procedimentos que devem ser realizados durante determinado exame

Plumbífero – Revestido de chumbo

 

R

Radiologia – Estudo das radiações e do seu emprego nos diagnósticos ou tratamento;

Radiologista – Profissional médico especializado em radiologia.

Radioproteção – Área especializada em estudar e propor técnicas de proteção contra os efeitos nocivos provocados pela exposição à radiação ionizante.

Radioterapia – Área da radiologia que utiliza a energia da radiação ionizante como terapia.

RX – Abreviatura de Raios X.

 

S

Slice – O mesmo que corte tomográfico.

 

T

Técnica Radiológica – Conjunto de parâmetros utilizados na produção da imagem radiográfica, como Kv, mAs, foco e posicionamento.

Técnico em RX – Profissional técnico treinado para realizar e ou executar exames radiológicos. Não é da sua competência a emissão de laudos ou relatórios dos exames;

Telemedicina – Medicina à distância.

Telerradiologia – Modelo de comunicação de imagens radiológicas por meio de uma rede de computadores como a internet.

 

U

Ultrassom – Som cuja freqüência está acima de 20 megahertz (Mhz), sendo, portanto, inaudível pelo ouvido humano;

Ultrassonografia ou ecografia – Uso de ultra-som (sons de alta freqüência ) para fins de diagnóstico, através da imagem.

Uretrocistografia – Estudo radiológico contrastado da bexiga e da uretra, no intuito de estudar a anatomia e fisiologia. Esse exame é realizado em homens, na qual é injetado o contraste pela uretra distal até que a uretra esteja completamente preenchida pelo radiofármaco.

Uretrografia – Exame radiológico das vias urinárias.

Urografia Excretora – Exame radiológico de passagem renal, que mostra os rins e o trato urinário durante a administração do contraste.

 

V

Venografia – Exame radiográfico das veias de grande calibre com uso de meios de contraste.

No Comments

Post A Comment