One Laudos Explica: O que é a mamografia?

Mamografia Digital

One Laudos Explica: O que é a mamografia?

Mamografia é um exame de imagem que se utiliza de radiação ionizante para detectar doenças nas mamas, especialmente o câncer, em seus estágios iniciais. Antes da descoberta dos raios-x a detecção de nódulos nas mamas só era possível por meio do exame físico.

A utilização dos raios-x para estudo de doenças mamárias foi uma das primeiras aplicações de diagnóstico não invasivo da, à época, nova tecnologia. Apenas 18 anos após a descoberta de Röetgen, outro médico alemão radiografou peças cirúrgicas provenientes de mastectomia e encontrou o que chamou de “microcalcificações”. A partir desse momento foram criadas as bases tanto para o estudo do câncer de mama quanto o do desenvolvimento da mamografia.

Esse exame desempenha um papel central na detecção precoce de alterações no tecido mamários, pois mostram mudanças imperceptíveis aos médicos e pacientes. No Brasil, as sociedades médicas ligadas à saúde da mulher e o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) recomendam mamografias anuais a partir dos 40 anos, enquanto o Ministério da Saúde determina rastreamento a cada dois anos, a partir dos 50.

Seja qual for a recomendação, é importante lembrar que pesquisas demonstraram maior chance de cura e conservação da mama quando o câncer é detectado precocemente, reafirmando a importância do exame.

É considerado um exame simples, sendo necessária a compressão da mama entre duas placas para espalhar o tecido e reduzir a quantidade de radiação à qual a paciente é exposta. O nível de desconforto é individual, ou seja, cada paciente tem uma experiência particular durante a realização do exame.

A mamografia digital tem sido recomendada com mais frequência uma vez que tem apresentado mais precisão diagnóstica. Nesse sistema, os filmes de raios X são substituídos por aparelhos eletrônicos que convertem os raios em imagens radiográficas, posteriormente transferidas para um computador para emissão de laudo pelo radiologista. Nós na One Laudos oferecemos serviços de laudos de mamografias à distância para serviços de saúde, com qualidade e rapidez.

Outra vantagem das mamografias digitais é a facilidade em arquivar os exames prévios, conforme é a orientação médica atual. Especialmente em casos de histórico familiar ou pessoal de câncer de mama, é importante disponibilizar ao médico os exames prévios, com o objetivo de traçar uma linha do tempo das possíveis alterações.

No Comments

Post A Comment