One Laudos responde: O que é a ressonância Magnética?

Ressonância Magnética

One Laudos responde: O que é a ressonância Magnética?

Ressonância magnética (MRI) é um exame que usa poderosos ímãs, ondas de rádio e um computador para criar imagens detalhadas em seu corpo. Serve para diagnosticar uma doença ou lesão e monitorar o desempenho do tratamento. Ao contrário dos raios X e da tomografia computadorizada (TC), as ressonâncias magnéticas não utilizam a radiação ionizante e são especialmente úteis para observar os tecidos moles e o sistema nervoso.

O exame usa um campo magnético e ondas de rádio para gerar imagens de partes do corpo que não podem ser vistas com raios-X, tomografia computadorizada ou ultrassonografia. Por exemplo, pode ajudar os médicos a enxergar as articulações, cartilagens, ligamentos, músculos e tendões internos, o que o torna útil para detectar várias lesões esportivas.

Frequentemente, a diferenciação de tecido anormal, ou doente, de tecidos normais é melhor com a ressonância magnética do que com outras modalidades de imagem. Exames de ressonância magnética são utilizados para diagnosticar uma variedade de distúrbios, como acidentes vasculares cerebrais, tumores, aneurismas, lesões na medula espinhal, esclerose múltipla e problemas nos olhos ou ouvido interno. Também é amplamente utilizado em pesquisas para medir a estrutura e função do cérebro, entre outras coisas.

O equipamento tradicional de ressonância magnética é um grande tubo em forma de cilindro rodeado por um ímã circular, onde o paciente se deita em uma mesa de exame móvel que desliza para o centro do ímã. Algumas unidades são projetadas para que o ímã não o envolva completamente. Esses equipamentos mais recentes têm um diâmetro maior ou são abertos na lateral e podem ser mais confortáveis para pacientes de tamanho maior ou pacientes com claustrofobia. Consulte o radiologista, pois certos tipos de exames não podem ser realizados usando a ressonância magnética aberta.

Informe o seu médico sobre quaisquer problemas de saúde, cirurgias recentes ou alergias e a possibilidade de uma gravidez. O campo magnético não é prejudicial, mas pode causar o mau funcionamento de alguns dispositivos médicos. A maioria dos implantes ortopédicos não apresenta riscos, mas é preciso avisar o técnico se tiver algum dispositivo ou metal em seu corpo. Diretrizes sobre comer e beber antes do exame e a menos que lhe seja dito o contrário, tome seus medicamentos regulares como de costume. Deixe joias em casa e use roupas soltas e confortáveis. Se você tiver claustrofobia ou ansiedade, peça ao seu médico um sedativo leve antes do exame.

A estação de trabalho que processa as informações está localizada em uma sala separada do scanner. O computador processa os sinais e gera uma série de imagens, cada uma mostrando uma fatia do corpo. As imagens podem então ser estudadas de diferentes ângulos pelo radiologista. A One Laudos atua na interpretação dessas imagens, elaborando laudos que serão enviados aos clientes e posteriormente disponibilizados aos clientes.

No Comments

Post A Comment