One Laudos Explica: O que é a Densitometria Óssea?

Densitometria Óssea

One Laudos Explica: O que é a Densitometria Óssea?

A densitometria é o método mais comumente utilizado para diagnóstico de osteopenia e osteoporose. O exame avalia a densidade mineral nos ossos do paciente e identifica o risco de fraturas espontâneas associados à doença.

O primeiro equipamento de densitometria óssea para utilização comercial foi criado nos Estados Unidos em 1972, no entanto os primeiros testes só foram realizados no Brasil a partir de 1989. A convenção sobre realizar as radiografias para examinar as vértebras lombares e o colo do fêmur tem relação com a incidência de fraturas nessas regiões ao atingir a terceira idade.

A incidência da osteoporose varia de acordo com sexo e idade, bem como fatores comportamentais. Atualmente a orientação da Organização Mundial de Saúde é de que mulheres com mais de 65 anos e homens com mais de 70 façam o exame. A idade da primeira varredura diminui de acordo com os fatores de risco associados, especialmente o consumo de álcool e outras drogas, menopausa, utilização de corticoides e outros medicamentos que impedem a absorção do cálcio, baixo índice de massa corpórea e, por fim, doenças que induzem a perda de massa óssea.

O exame é simples e indolor, porém é importante informar ao médico a possibilidade de gravidez, uma vez que é utilização radiação ionizante. Não existe nenhuma outra recomendação especial para a realização do exame. Pode-se comer e beber normalmente, porém a ingestão de suplementos de cálcio deve ser interrompida nas 24 horas anteriores à realização do teste.

Durante uma varredura de densitometria óssea, o paciente ficará deitado de costas, em uma mesa acolchoada, em uma posição confortável. As atividades habituais podem ser retomadas imediatamente.

Após a realização do teste,  a One Laudos atua na elaboração dos relatórios, seguindo as diretrizes brasileiras e as recomendações da Sociedade Internacional de Densitometria Clínica, ISCD. Com um corpo técnico altamente preparado, os laudos são emitidos com a agilidade e qualidade necessária para a precisão no diagnóstico.

No Comments

Post A Comment