Siga-Nos!


Assine o(a) nosso(a)

newsletter

Um logotipo para uma empresa chamada one laudos com um círculo azul no meio.


+   de 8.500.000 

de exames realizados

em 8 anos de atividade


+   120

clientes satisfeitos

em todo Brasil


O tratamento CAR-T Cell é mais uma esperança para a cura do câncer

One Laudos • March 7, 2024

O tratamento CAR-T Cell, apontado como uma novidade promissora para a cura de alguns tipos de câncer.

É mais um advento importante da Medicina para mitigar essa doença. Eu gosto de pensar que um dia, em breve, a gente poderá olhar para o câncer como hoje olha para a úlcera gástrica. Por muito tempo, pessoas morreram ou precisaram se submeter aos riscos de uma cirurgia e retirar um pedaço do estômago por conta dela. Com o passar dos anos, descobriram que o que a causava era apenas uma bactéria, que podia ser tratada com uma combinação de antibiótico e inibidores de bomba/antiácidos.


Já o CAR-T Cell é um tratamento do tipo terapia celular, ou seja, que utiliza as próprias células do sistema imunológico do paciente para combater as células cancerígenas.


As células T são extraídas do paciente e modificadas em laboratório para expressar antígenos de receptores quiméricos (que, em inglês, têm a sigla CAR), que as direcionam com precisão a células cancerígenas específicas. Essas células geneticamente modificadas são então reintroduzidas no organismo, transformando o sistema imunológico em uma verdadeira força, personalizada e eficaz, contra o câncer.

Os resultados alcançados com as CAR-T cells em cânceres hematológicos, como a leucemia linfoblástica aguda B, o linfoma não-Hodgkin B e o mieloma múltiplo, já são notáveis. No mundo, cerca de 34 mil pacientes já receberam esse tratamento. O bacana foi que o Fantástico acompanhou pessoas em tratamento no Brasil e os primeiros resultados mostram que cerca de 50% dos pacientes permanecem sem a doença depois de 5 anos, e são considerados curados.


Em entrevista ao programa, o doutor Vanderson Rocha, professor de Hematologia e Terapia Celular da USP, explicou as etapas do tratamento: “no Brasil temos desde o final do ano passado a possibilidade de coletar células brancas do paciente, enviar para fora do país e, lá, elas são modificadas geneticamente em laboratório durante a duas ou três semanas, e voltam para cá como um medicamento para serem, então, infundidas no paciente para se ligar ao tumor e destruí-los”.


Como é possível ver, este é um tratamento altamente personalizado, e é daí que vem também a má notícia: o valor gira em torno de 300 mil euros, então ainda está longe de ser acessível para grande parte da população brasileira. Mas, como sempre acontece com as novidades da Medicina, vamos torcer para que, com o tempo, este valor se torne mais acessível e chegue ao sistema público de saúde.

Uma última questão que quero abordar sobre câncer é a importância da prevenção, de fazer os exames de rotina e descobrir o quanto antes. Nada de pensar “não quero procurar para não encontrar”. O melhor é saber logo, tratar e ver começo, meio e fim da doença.


Por: Dr. Augusto Romão


Por One Laudos 27 de janeiro de 2025
Carreta Ultrassonografia
Por One Laudos 6 de janeiro de 2025
COMUNICADO - ONE LAUDOS
Por One Laudos 4 de outubro de 2024
COMUNICADO - ONE LAUDOS
Share by: